Mudanças no Vestibular da Unicamp (SP)

Posted on setembro 21, 2018 by

Neste mês de maio a Universidade Estadual de Campinas surpreendeu muitas pessoas quando divulgou algumas mudanças no cronograma de avaliação de seu vestibular 2019.

Entre elas, a mais significativa foi a alteração do dia da prova de redação, que antes era aplicada na primeira fase juntamente com as 48 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e agora passa a ser aplicada somente na segunda fase do vestibular.

Esta retificação ocasionou a alteração da grade curricular da primeira etapa, que agora é composta por 90 questões objetivas, na qual envolve matérias como: Língua Portuguesa e Literatura, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Inglês e também questões interdisciplinares.

A Segunda Fase se constitui em provas discursivas e sofreu alterações quanto aos dias, pois no primeiro serão aplicadas avaliações de redação e língua portuguesa; no segundo, história e geografia; e, por fim, no último dia física, química e biologia.

A UNICAMP não usará mais essa grade de obras literárias, as quais são utilizadas há oito anos em seus vestibulares – FUVEST – que é organizado junto a Fundação Universitária. O programa usado a partir dessa data será próprio e passa a exigir 12 obras para a prova de literatura e não nove, como são exigidas atualmente.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 11 de Agosto e 11 de Setembro, segundo o calendário do processo seletivo. Serão concedidas 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2; e um número ilimitado na modalidade 3. Os pedidos de isenção poderiam ser realizados até o dia 30 de maio, através do site da Unicamp na aba do Vestibular/2019.

Se você quiser iniciar seu curso no ensino superior, pode optar pela Universidade Pública, na qual, não será preciso pagar nada para cursar. Para isso, é preciso participar do Sisu 2019, no entanto, anteriormente é obrigatório a realização do Exame Nacional do Ensino Médio atingindo um bom desempenho.

Outras cinco Universidades Paulistas já divulgaram os seus cronogramas, são elas: USP/Fuvest com inscrições abertas de 22 de Agosto a 8 de Setembro, Unesp com inscrições de 15 de Setembro a 10 de Outubro, Unifesp com inscrições de 22 de Setembro a 24 de Outubro, PUC-SP com inscrições de 10 de Outubro a 18 de Novembro e PUC Campinas com inscrições de 9 de Setembro a 26 de Outubro.

A inscrição Sisu 2019 deve ser realizada através do site do programa, e é preciso que você selecione duas opções de cursos, sendo a primeira a mais desejada para cursar. Tome cuidado para não perder os prazos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *