74% das indenizações pagas pelo Seguro Obrigatório foram para motociclistas

Posted on outubro 15, 2018 by

O DETRAN, como é chamado o Departamento Estadual de Trânsito do Pernambuco, é um órgão criado pelo Governo Federal que tem como principal objetivo prestar serviços para auxiliar todos os constituintes do trânsito, desde veículos à motoristas e pedestres. Para facilitar a sua administração, o DETRAN é divido em jurisdições, mais precisamente em Estados, sendo que cada jurisdição é responsável pela regulamentação e normatização de suas leis, sendo também responsável pela forma como tais são aplicadas.

Conheça os valores e informações sobre o DPVAT Minas Gerais 2019 e saiba qual a data de pagamento do imposto, para que você não fique ilegal circulando pelas rodovias.

Vale lembrar que o DETRAN é uma Autarquia, forma de administração pública indireta, prevista pela carta magna de nosso país, a Constituição Federal de 88, criada pela administração pública direta.

Para cuidar da jurisdição do Estado do Pernambuco, o órgão destinado a tal incumbência é o DETRAN-PE. Criado em 24 de maio de 1969, o departamento tem como principal missão promover em todo o Estado um trânsito seguro, humanizado e com inclusão social, tendo como principal via para isso a educação no trânsito, buscando assim consolidar-se como organização exemplo na prestação de serviços ao cidadão.

São de responsabilidade do DETRAN-PE, toda parte que envolve os veículos, como licenciamento e documentação, até os exames para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, documento imprescindível para que qualquer pessoa consiga dirigir um veículo automotor pelo território nacional.

Para atender com facilidade e rapidez a população, o DETRAN Pernambuco conta com diversos postos espalhados em várias cidades pelo Estado, além dos órgãos subordinados ao departamento, como as Circunscrições Regionais de Trânsito, conhecidas popularmente como CIRETRANS. A sede do Departamento se localiza no endereço localizado na Estrada do Barbalho, número 889, no bairro Iputinga, na capital do estado, Recife.

O horário de funcionamento da sede vai das 07h45min às 16h30minh. Para entrar em contato com o DETRAN-PE por telefone, o número para atendimento é o (81) 3453-1514 e funciona das 07h30min às 17h30minh. Um modo alternativo, mais facilitado e rápido para o contato com o órgão é o uso de seu endereço eletrônico www.detran.pe.gov.br.

No site do Detran do Pernambuco é possível encontrar todo o tipo de informação sobre os serviços prestados pelo departamento, além de consultas rápidas referentes a veículos e documentos, fora imposto e solução de dúvidas sobre a legislação vigente.

Para esclarecer melhor, a consulta que fizer através do site, usando a Internet, não são cobrados ônus, podendo qualquer cidadão utilizar-se do meio para conseguir esclarecer suas dúvidas frequentes, consultar seus documentos pessoais e também os documentos do carro, vendo se há pendências ou se a situação está regular, de acordo com as exigências da legislação, como o pagamento do IPVA, Seguro Obrigatório DPVAT e o licenciamento em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *